quarta-feira, 23 de dezembro de 2015


ACESSO ABERTO TEM PEQUENA, MAS IMPORTANTE VITÓRIA


          Após mais de um ano de negociações, a gigante do ramo editorial científico Elsevier e Universidades da Holanda chegaram a um acordo que, em linhas gerais, permitirá que, sem aumento no valor da taxa de submissão, 30% das pesquisas publicadas por holandeses em periódicos da Elsevier tenham acesso aberto até 2018.

A disputa teve início após determinação do Ministro da Educação, Cultura e Ciência da Holanda, Sander Dekker, em janeiro de 2014, estabelecendo que 60% dos trabalhos de pesquisa financiados pelo governo holandês devem ser abertos ao público em 2019, e 100% em 2024. O argumento é de que o contribuinte paga duas vezes: uma para financiar a pesquisa e outra para ler seus resultados. As editoras alegam que alguém precisa pagar pelo custo da publicação, sejam as universidades, pagando por assinaturas, sejam os cientistas, arcando com as taxas de processamento do artigo.

Embora tenha sido uma vitória do acesso aberto, dois pontos precisam ser levados em consideração: 1) a Elsevier tem sede na Holanda e seria negativo para a imagem da empresa que a comunidade científica holandesa deixasse de publicar em suas revistas; 2) a Holanda é um país pequeno em termos de produção científica (contribuía, em 2012, com 1,7% da produção mundial, segundo dados divulgados pelo Observatoire des Sciences et Techniques).

Além do decreto de Dekker, outro fator determinante para o acordo, segundo as instituições envolvidas, é o fato de todas as 14 universidades holandesas terem um pacote único para acessar as revistas da Elsevier. Em depoimento ao “Science Insider”, Gerard Meijer, reitor da Radboud University, em Nijmegen, disse que o acordo foi possível pela união das instituições e pelo fato de a negociação ter sido feita pelos reitores.

Enfim, uma pequena vitória dos defensores do acesso aberto, que pode ser o primeiro passo para outros acordos do gênero. Lembrando que o Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, desde seu início, em 1986, defende o acesso aberto e seu conteúdo completo está disponível em nosso site (www.bjcvs.org).

Mais informações (em inglês) nos links:

Ricardo Brandau
Executive Editor

BJCVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário